Na tentativa de avançar mais rápido para a fase seguinte, realizou-se hoje, 16 de novembro, um Matchday da Taça, reunindo assim os 8 jogadores ainda em prova para disputar os 4 jogos dos 1/4 de final. Uma fórmula de sucesso, pelo convívio gerado e também pela maior competitividade a que o formato obriga.

O campo escolhido foi o Montado, que se apresentou em muito boas condições, a que se juntou um dia de outono fantástico, com o sol sempre à vista, com uma temperatura muito agradável e com uma leve brisa para manter os sentidos bem ativos neste dia de golfe imaculado.

O alinhamento dos quartos de final era o seguinte:

Quadro BLUE: Gonçalo Sequeira Braga x António Mendonça Alves (2)

Quadro GREEN: João Ivo de Carvalho (5) x Bento Louro

Quadro RED: Rui Miguel Marques (5) x João Pedro Andrade

Quadro ORANGE: Rui Pedro Palma x Ricardo Ferreira (11)

* (#) pancadas a receber

À partida para os matches o ambiente era animado, com os vários jogadores a chegarem cedo e a fazerem a sua preparação, como se exige “ao mais alto nível”.

Na primeira formação reuniram-se os grupos BLUE & GREEN, e na segunda formação os grupos RED & ORANGE, juntando assim os grupos que se defrontarão na fase seguinte.

Match BLUE | Gonçalo Sequeira Braga x António Mendonça Alves

Neste primeiro match, juntavam-se dois tigres com títulos “em carteira”, em especial Sequeira Braga, que fazia aqui a defesa do título conquistado na época transacta. O nível de jogo de ambos os jogadores e a reduzida margem de pancadas, faziam antever um match muito renhido e emocionante. E assim foi, com Mendonça Alves a tomar a dianteira aproveitando um início mais errático de Sequeira Braga, vencendo 2 dois dos 4 primeiros buracos. Mas Sequeira Braga não desiste facilmente, e foi conseguindo manter o match vivo até ao final da primeira volta, mantendo a desvantagem em 2 Down. A segunda volta teve outra história, já que Sequeira Braga consegue “arrancar” 3 buracos até ao 14, passando assim o marcador para o seu lado. Mas Mendonça Alves também queria levar para casa, para atenuar o seu atraso, uma vitória, e no buraco 15 restabelece a igualdade, levando assim o match em aberto para os 3 últimos buracos. E se no 16 Mendonça Alves “escapa” com alguma sorte, a vitória parecia já não escapar a Sequeira Braga no 17, quando deixou a bola bem perto da bandeira contra uma bola “cravada” no bunker de Mendonça Alves. No 18 foi apenas fechar a formalidade, para terminar este match altamente emotivo e competitivo em 2 Up, com vitória de Sequeira Braga.

Match GREEN | João Ivo de Carvalho x Bento Louro

O segundo match da primeira formação juntou também outros dois jogadores com aspirações na competição: João Ivo de Carvalho tentava repetir o sucesso do ano anterior e chegar novamente à final, já Bento Louro, um “rookie” nesta competição, queria mostrar que também dá cartas nesta modalidade, além da vitória na Tiger Trip. E com 5 pancadas apenas a separar os dois jogadores, também se antevia uma luta renhida.

A qualidade de jogo neste match foi elevadissima, não só de Louro (como seria de esperar), mas também de Ivo de Carvalho, que deixava Louro desesperado ao ver o seu bom jogo esfumar-se em empates ou até mesmo derrotas contra os bons buracos de Ivo de Carvalho.

Também neste match um dos jogadores ganhou a liderança até ao 4º buraco, neste caso, Ivo de Carvalho, que chega a este buraco em 1 abaixo gross. No 5º buraco dá-se a reviravolta, e Louro passa para a liderança, terminando a primeira volta na frente, com um agregado de Par do campo. A segunda volta inicia com Louro na frente, mas com Ivo de Carvalho a fazer “das suas” ao “roubar” por duas vezes margem a Louro, com um birdie no 11 e um Par no 13.

Mas como sempre acontece, o buraco 14 não é apelidado de “Amen Corner” por acaso, fazendo mais uma “vítima”, desta feita, Bento Louro, que perde o buraco e o match muda de lado, com 1 Up para Ivo de Carvalho. Era agora a vez de Ivo de Carvalho de liderar, que o fez até ao 17, mas sem nunca conseguir escapar ou aumentar a vantagem para fechar o match. Assim, os dois jogadores partiram para o último e decisivo buraco com o resultado em A/S, ou seja, um “tudo ou nada” clássico e verdadeiramente emotivo. Saiu-se melhor Ivo de Carvalho, que demonstrou maior solidez nos momentos decisivos, terminando o match com um resultado de 1 Up.

De assinar os resultados desta dupla: 77 para o Bento e 78 para o João.

Match RED | João Pedro Andrade x Rui Miguel Marques

O match que abria a segunda formação juntava dois jogadores em boa forma, que vinham também eles de vitórias folgadas nos 1/8 final, pelo que também aqui a esperança de seguir em frente davam motivação a Andrade e Marques. Mas com o Campeão do Clube de 2024, João Pedro Andrade, em grande forma, Marques não teve qualquer hipótese, pois desde o “tiro de partida” que Andrade demonstrava ao que vinha: chegar à 1/2 final. Sempre com o “pé no acelerador”, o match foi sempre em crescendo até chegar a 4 Up no final da primeira volta (com ténues recuperações de Marques).

A segunda volta arrancou da mesma forma, pelo que rapidamente o match chegou aos 5 Up, e fechando mesmo nos 5&4 ao final de 14 buracos. Mais um jogador que apresentou um nível de jogo muito forte, terminando com um agregado de 82 pancadas, e um pitch-in no buraco 18.

Match ORANGE | Rui Pedro Palma x Ricardo Ferreira

No segundo match da segunda formação, Palma e Ferreira vinham de boas vitórias, pelo que a ambição de seguir em frente era grande para os dois “rookies” que também eles procuravam aqui seguir em frente e continuar a alentar o sonho de um título tigresco. E a vontade (ou talvez a “arte”) parecia ser maior por parte de Palma, colocando-se desde logo no primeiro buraco na dianteira. No entanto, o match segue “aos soluços” até ao final da primeira volta, com Ferreira a tentar reduzir e Palma a ir mantendo a margem mínima, buraco sim, buraco não. História essa que continuou até ao “Amen Corner”, altura em que talvez Ferreira tenha desistido de vez e entregou o “ouro ao bandido”, pois em 3 buracos perde o match que termina no 16 com um resultado favorável para Palma em 4&2.

Com estes resultados, teremos assim as seguintes 1/2 finais:

BLUE x GREEN: Gonçalo Sequeira Braga x João Ivo de Carvalho

Uma reedição da final do ano passado, este ano numa fase anterior, que permitirá a Sequeira Braga chegar a mais uma final e ambicionar a defesa do seu título, ou, dar uma segunda hipótese a Ivo de Carvalho para juntar o título na Taça ao da OM.

RED x ORANGE: João Pedro Andrade x Rui Pedro Palma

Um duelo de “condomínio” que faz faísca e tem já um histórico grande de embates entre estes dois tigres vizinhos. Este match poderá lançar Palma para finalmente chegar a um título tigresco e não apenas o título de “melhor handicap 12 do mundo”, ou, permitir a Andrade também ele “colecionar” o único título que lhe falta, já que ainda esta época juntou o novissimo título de Campeão do Clube, precisamente aqui no Montado.

Excelente dia de golfe!

Parabéns a todos e em especial, aos vencedores.