A competição entre Tigres do Bosque e Lambex esteve de volta, realizada este ano belíssimo campo do Praia d’El Rey, em Óbidos, nos dias 26 e 27 de setembro.

Este ano, por ocasião da 10a edição, decidiu a Comissão organizadora elevar ainda mais os níveis competitivos e o convívio entre todos, passando a competição para 2 intensos dias de competição e animado convívio.

Adicionalmente, foram também alargadas as equipas a 14 elementos, com possibilidade de integrar ainda 4 suplentes para colmatar algumas falhas de disponibilidade “familiar” para poder disputar esta competição de 2 dias.

Assim, e tal qual a competição que lhe dá origem, no primeiro dia as equipas jogavam no formato a pares, Greensommes, e no segundo dia, no formato de singles, para um total de 21 pontos em disputa.

As “hostilidades” iniciaram com um jantar convívio em casa do Gonçalo Cid, no Praia d’El Rey, reservado apenas a alguns membros na 6a feira, nomeadamente aos Capitães, Comissão Organizadora e Membros Diretivos de ambos os Clubes, para se fechar o alinhamento dos matches para o primeiro dia.

As equipas, essas, já estavam mais que escolhidas e definidas:

Team TIGRES DO BOSQUE | Capitão: Tomás Moreno

  1. Tomás Moreno (Cap.)
  2. António Mendonça Alves
  3. Francisco Castro e Almeida
  4. Francisco Sequeira Braga
  5. Frédéric Denecker
  6. Gonçalo Sequeira Braga
  7. Helder Machado
  8. João Costa Macedo
  9. João Ivo de Carvalho
  10. João Pedro Andrade
  11. José Maria Magriço
  12. Paulo Lopes
  13. Rodrigo Trocado
  14. Rui Pedro Palma

Team LAMBEX | Capitão: Gonçalo Xavier

  1. Gonçalo Xavier (Cap.)
  2. André Taxa (Sab.)
  3. Diogo Amaral
  4. Francisco Uva (Dom.)
  5. Filipe Mourão
  6. Carlos Andersen
  7. Gonçalo Cid
  8. Gonçalo Júdice (Dom.)
  9. José Ramalho
  10. Luis Souto
  11. Miguel Cardoso
  12. Nuno Esteves
  13. Nuno Presa Cardoso (Dom.)
  14. Nuno Vargas (Sab.)
  15. Pedro Amaral
  16. Paulo Figueira
  17. Rui da Bernarda

Os pontos seriam assim distribuidos no formato Matchplay:

  • 7 Pares Greensomes | Sábado
  • 14 Singles | Domingo

Após o jantar, os capitães procederam à entrega da distribuição das suas equipas e o alinhamento foi anunciado com a devida “pompa e circunstância”, com ambos os capitães a “degladiarem” “trunfos” ao desvendar o alinhamento dos jogos para o dia seguinte. Os matches ficaram assim alinhados:

Para dar um pouco mais de margem de manobra “lá em casa”, as partidas de Sábado iniciaram apenas da parte da tarde, permitindo assim que os jogadores chegassem com calma, partilhassem as últimas estratégias e trocassem as habituais picardias antes do início da competição.

Com cada equipa a receber pancadas em 3 matches e 1 sem qualquer pancada, previa-se uma competição bastante equilibrada.

Os matches foram-se desenrolando, e o marcador foi aos poucos tornando-se mais “azul”, cor assignada aos Tigres do Bosque, que procuravam assim ganhar vantagem para o segundo dia. E assim foi, com 3 matches a terminar com alguma margem para o lado dos Tigres, 2 empates e apenas 1 match para o lado Lambex. O resultado fixava-se assim em 5-2 para os Tigres do Bosque.

Terminado o primeiro dia, os jogadores reuniram-se no restaurante Tasca do Joel, em Peniche, para mais um momento de convívio, refeição e troca de galhardetes. Após o animado jantar e discursos dos Presidentes de cada clube, os capitães anunciaram as suas equipas para o dia seguinte:

Previam-se grandes embates, com os Lambex decididos a recuperar terreno e apostar as fichas nos seus melhores jogadores para tentar a reviravolta no marcador.

No entanto, os Tigres apresentaram-se em campo muito fortes, focados no seu objetivo de manter a Taça em “casa”, e sem dó nem piedade, enfrentaram o segundo dia determinados a cilindrar os Lambex. O que aconteceu, com vitória tigresca expressiva neste segundo dia, ao vencer 8 dos 14 matches, para um total no dia de 8.5 / 5.5, e um agregado de 13.5 / 7.5.

No final das partidas, os jogadores reuniram no clubhouse para finalizar o fim de semana com um almoço, onde claro, se deu a cerimónia de entrega da Taça aos vencedores e as habituais trocas de palavras e histórias do dia. Foi como sempre, um animado e competitivo evento, a repetir no futuro.