A última etapa do ano da Ordem de Mérito vai se disputar no mítico e desafiante campo da Quinta da Marinha, este domingo, 8 de dezembro.

Um campo que tem recebido os Tigres desde 2003, ininterruptamente, pese embora em alguns anos não tenha sido o palco do Masters, o último torneio do ano.

A competição continua ao rubro e com tudo em aberto, quer no topo, quer nos últimos lugares para fechar a classificação para a novíssima competição que se irá lançar no próximo ano, o Teams Championship, a que os 32 primeiros classificados da OM terão acesso.

No topo, dos 20 primeiros apenas 3 irão ficar de fora, pelo que pela pontuação deste torneio (em dobro), haverá com certeza mudanças na classificação final, prevendo-se uma luta renhida pelos 200 pontos em disputa neste torneio. Com Pinto Barbosa, Machado e Trocado (R) à procura de um deslize de Sequeira Braga, o título deste ano e consequentes lugares do pódio continuam em aberto, pelo que se espera uma competição feroz entre os quatro primeiros.

Não menos importante será a luta pelos restantes lugares do Top10 ou até mesmo do Top20, já que significarão também eles um registo de relevo nos recordes pessoais de cada jogador que quererá ficar desta época.

No Top10, os tigres em luta são Pedro Trinité (que até esteve no topo da classificação, mas uma lesão o impediu de estar na luta por outros lugares mais cimeiros), Anthony Douglas (o capitão vitorioso da Rai da Cup), Rui Pedro Palma (que tem feito uma excelente época como demonstra a sua presença na final da Taça e o 4º lugar no Campeonato do Clube), António Mendonça Alves (um jogador que se tivesse participado em mais torneios estaria na luta pelo título, considerando que nas 4 participações este ano, apenas por 1 vez ficou fora do Top5, ficando em 6º…) e Gonçalo Correia Neves (que recentemente demonstrou ser um elemento a ter em conta com a vitória conseguida no Cannonballs defendendo o título conquistado no ano anterior). Estes tigres beneficiarão da ausência de João Pedro Andrade (o Campeão do Clube), mas também terão de se defender dos ataques de Hugo Costeira (11º), Vasco Mexia de Almeida (12º) e Francisco Trocado (13º), que quererão chegar ao desejado Top10.

No Top20, também a luta será interessante de acompanhar, com Rui Marques, João Braamcamp Sobral, Paulo Lopes, Luis Vallera e Gonçalo Carneiro em disputa por mais uns pontos que permitam chegar ao Pote 2 do Teams, mas onde terão de se defender dos ataques de Francisco Castro e Almeida, Frédéric Denecker, João Ivo de Carvalho, João Soares Franco e Jorge Paraiba.

Mais abaixo na classificação, nos lugares “quentes” para o Teams Championship, Miguel Assis, José Maria Magriço, Diogo Mexia de Almeida e Rodrigo Sousa Teixeira tentarão aproveitar as ausências de Francisco Castro e Almeida, João Costa Macedo e Duarte Sousa Coutinho para ficar dentro dos 32 primeiros e conseguir disputar o Teams Championship em 2025.

De salientar um field muito bem composto, com 33 jogadores, 3 dos quais convidados, e onde dos 40 primeiros da OM apenas 11 não marcarão presença neste último torneio da época. Como sempre, um torneio cheio de emoção, competitividade e claro, a usual camaradagem entre todos.

Boa sorte para todos!