A COMPETIÇÃO

No sentido de continuar a promover a competição e o espírito de convívio, mas num formato de equipas, decidiu-se lançar esta nova competição por equipas, ao estilo “LIV TOUR”, o TEAMS CHAMPIONSHIP.

Pretende-se que seja mais uma animada e saudável competição e que dinamize ainda mais o espírito de grupo, a amizade e a competição.

A competição é aberta aos sócios do Clube que tenham participado em pelo menos 3 competições no ano anterior, e terá a sua primeira edição em 2025.

Serão apurados os primeiros 32 da Ordem de Mérito, que cumpram o critério de torneios jogados, os quais serão posteriormente divididos em 8 equipas. Dos 32 jogadores apurados, os 8 primeiros classificados serão designados como Capitão.

FORMATO

A competição desenrolar-se-á ao longo de 3 provas da Ordem de Mérito e 1 Final, da seguinte forma:

TIPO DE PROVA PROVA MÊS MODALIDADE
Ordem de Mérito III OM Março Stableford Individual
VI OM Junho
VIII OM Setembro
Final FINAL TEAMS CHAMPIONSHIP Dezembro 1x Four Ball

1x Texas Scramble

 

Notas adicionais sobre a Final

As equipas incompletas (por falta de jogadores) para a final, poderão recorrer ao pote de jogadores que ficaram de fora da competição.

A ordem de seleção dos jogadores será por ordem de classificação de equipas no final do VIII torneio OM, cabendo aos respetivos capitães, a devida escolha. Não havendo mais jogadores interessados em jogar a Final, e havendo até 4 equipas incompletas com menos de 4 jogadores na final para cumprir as modalidades a pares, essas equipas incompletas poderão jogar nos seguintes formatos:

N JOGADORES POR EQUIPA MODALIDADE
3 1x Four Ball

1x Stableford Individual

2 2x Stableford Individual
1 Não Compete

No caso de haver mais de 4 equipas incompletas com menos de 3 jogadores, a modalidade da Final passa a ser por Stableford Individual, contando os 2 melhores resultados de cada equipa.

 

As equipas serão compostas por 4 jogadores (a serem sorteados de acordo com os critérios definidos neste Regulamento).

Nas provas da Ordem de Mérito, contarão os resultados Stableford obtidos na competição individual da OM em disputa. O resultado da equipa consistirá no somatório dos 2 melhores resultados da equipa.

Na Final, a pontuação será o somatório dos pontos Stableford Net das duas duplas ou, caso venha a ser adotada a modalidade individual, consistirá no somatório dos 2 melhores resultados da equipa.

CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS

Cada equipa terá um capitão, designado a partir dos 8 melhores classificados da Ordem de Mérito.

Entre outras atribuições, ao capitão caberá decidir a constituição das duas duplas para a Final. Os restantes 3 jogadores de cada equipa serão sorteados de cada um dos grupos constituído:

  • Pote 1: jogadores classificados entre o 9º e o 16º
  • Pote 2: jogadores classificados entre o 17º e o 24º
  • Pote 3: jogadores classificados entre o 25º e o 32º

As equipas serão atribuidas a cada capitão em função do seu "perfil" de jogador. As equipas serão as seguintes (LIV inspired):

4 ACES CLEEKS CRUSHERS FIREBALLS
HYFLYERS IRON HEADS LEGION XIII MAJESTICKS
RANGE GOATS RIPPERS SMASH STINGERS
TORQUE  

As equipas manter-se-ão ao longo do tempo.

TRANSIÇÃO PARA ÉPOCA SEGUINTE

No final do campeonato, aplicar-se-ão as seguintes regras:

  • O Capitão tem lugar garantido na época seguinte na mesma equipa (mesmo não ficando classificado entre o Top 32)

 

  • Os novos capitães do ano seguinte serão os jogadores de cada equipa que ficarem melhor classificados na OM desse ano (pode manter-se o mesmo). Ou seja, os capitães saem sempre de dentro da própria equipa mantendo uma continuidade gira e nenhum novo membro de equipa entra direto para capitão.

 

  • Os jogadores que ficarem fora do Top 32 (exceção dos capitães), perdem lugar na equipa

 

  • A seleção (draft) dos novos jogadores disponíveis será feita por ordem inversa de classificação das equipas no ano anterior, pelo capitão de equipa. Caso uma ou várias equipas tenham de recrutar mais do que um jogador, as escolhas (drafts) serão realizadas com base em rondas de drafts individuais, fazendo os capitães apenas 1 escoha em cada ronda.

MODALIDADES

Nos torneios da Ordem de Mérito, os jogadores jogarão individualmente, contando o resultado obtido na OM também para a pontuação da equipa.

Na Final, cada equipa será dividida em duas duplas, que irão jogar as seguintes modalidades:

  • 1 dupla em FOUR BALL
  • 1 dupla em TEXAS SCRAMBLE

 

Aplicar-se-ão as seguintes regras nas variantes de pares (a existir):

FOUR BALL

  • O handicap de jogo a aplicar é de ¾ do Handicap de jogo de cada jogador, arredondado à unidade
  • Em cada buraco, a dupla regista o melhor score (Net) da dupla, considerando os handicaps atribuídos a cada jogador
  • Não é permitido jogar bolas provisórias
  • Aplicação de Regra Modelo E-5 para realizar drop com 2 pancadas de penalidade para bola perdida, para evitar perda de tempo

 

TEXAS SCRAMBLE

  • O handicap de jogo a aplicar é ¾ da soma de 60% do handicap de jogo mais baixo com 40% do handicap de jogo mais alto, arredondado à unidade
  • É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de oito (8) saídas por jogador
  • Não é permitido jogar bolas provisórias
  • Aplicação de Regra Modelo E-5 para realizar drop com 2 pancadas de penalidade para bola perdida, para evitar perda de tempo
  • Cada dupla joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da dupla). Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar duas bolas desse local, sendo a 1ª jogada tal como está pelo jogador que a jogou e a 2ª colocada à distância máxima de um cartão de resultados oficial da prova do local onde estava a 1ª, não mais perto do buraco. O procedimento será igual nas áreas de penalidade e nos obstáculos de areia, mas nestes dois casos a bola tem de ser colocada dentro da área de penalidade ou obstáculo de areia. No bunker, o segundo jogador pode alisar a areia com o ancinho antes de colocar a sua bola. O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green.
  • A partir do momento em que escolhem uma bola que esteja no green (e não no ‘avant green’), jogam dessa posição alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida; cada jogador pode fazer o putt com a sua bola ou com a bola do parceiro. Se a bola que foi jogada no green voltar a sair do mesmo, os jogadores terão de continuar a jogar alternadamente, não tendo direito a jogar os dois.

DESEMPATE

Nos torneios da Ordem de Mérito, o desempate far-se-á por:

  1. 3º Melhor Resultado
  2. 4º Melhor Resultado
  3. Handicap de Jogo Médio Mais Baixo (Média dos 4 jogadores)
  4. Sorteio

Na Final, o desempate far-se-á por:

  1. Melhor 1º Resultado (Four Ball)
  2. Melhor 2º Resultado (Texas Scramble)
  3. Handicap de Jogo Médio Mais Baixo da dupla TEXAS SCRABLE
  4. Handicap de Jogo Médio Mais Baixo da dupla FOUR BALL
  5. Sorteio

 

No caso de modalidade Individual, aplicar-se-ão os seguintes critérios:

  1. Handicap de Jogo Médio Mais Baixo (Média dos jogadores)
  2. Sorteio

PONTUAÇÃO

Tabela de Pontos
Torneios da Ordem de Mérito

RANK

PONTOS
1

18

2

13

3

9

4

6

5

4
6

3

7

2
8

1

Tabela de Pontos
Final

RANK

PONTOS

1

28
2

20

3

14

4

10

5

7

6

5

7

3

8

1