Logo_Rai'da Cup

A Competição

Criada em 2011, à imagem de um dos maiores eventos desportivos mundiais - Ryder Cup - esta competição procura reunir dois grupos de amigos que partilham a mesma paixão, o Golfe.

Esta competição, entre os Tigres do Bosque e os Lambex, disputa-se num único dia, onde 10 jogadores de cada lado jogam várias modalidades todas elas em formato Matchplay.

2 Dupla em Texas Scramble
1 Duplas em Greensommes
1 Dupla em Fourball
2 Singles

Estão assim em disputa 6 matches, para um total de 6 pontos, sendo atribuído 1 (Um) ponto para uma vitória, ½ (Meio) ponto para um empate e 0 (Zero) pontos para uma derrota. Vence a equipa que somar mais pontos no conjunto dos 6 matches.

Cada clube é representado por um Capitão, tendo este a responsabilidade de selecionar os jogadores que melhor representem o espírito do Golfe, espírito de convívio, amizade, competitividade e integridade.

O evento procura sobretudo criar um ambiente divertido e de convívio entre os participantes, promovendo o espírito de camaradagem e de sã competição. Começa com um jantar de abertura no dia anterior ao torneio, e culminando no almoço de entrega da Taça à equipa vencedora.

Após 6 edições e um interregno, a competição passará a ter periodicidade bi-anual, coincidindo com a realização da própria Ryder Cup, trazendo assim maior suspense e expetativa à competição.

Histórico de edições

Depois de uma paragem de 6 anos, está de regresso um dos mais emblemáticos embates golfísticos. A competição vai para a sua 7a edição para onde partem em vantagem os Tigres do Bosque com 4 vitórias contra apenas 2 por parte dos Lambex.

E com exceção de 2 edições, o local de eleição tem sido o Lisbon Sports Club, histórico campo e clube onde ambos os grupos têm grandes raízes e afinidades.

Presenças

Participaram até à data 57 jogadores, dos quais 32 são representantes dos Tigres do Bosque e 25 são dos Lambex.

E se a história se faz de números, também se faz de nomes, destacando-se alguns dos elementos que têm até hoje maior participação nesta competição:

Pedro Soares Franco, António Mendonça Alves, João Pedro Andrade e Duarte Sousa Coutinho, encabeçam os representantes dos Tigres do Bosque.

André Taxa, Carlos Andersen, Nuno Presa Cardoso e Nuno Vargas são os destaques dos Lambex.

Capitanear é uma honra, mas requer arte, engenho, estratégia. Em 6 edições apenas por uma vez o Capitão foi o mesmo, não tendo tido a mesma sorte da primeira incursão. É uma função exigente e de responsabilidade mas que acima de tudo se torna numa missão para honrar e prestigiar o clube e aqueles que consigo vão "à luta".

TIGRES | Oh Captain, My Captain!

No caso dos Tigres, Pedro Soares Franco dirigiu as primeiras duas equipas, tendo experienciado os dois resultados: 1 vitória e 1 derrota. Com vitórias, seguiram-se Diogo Maria Matos, Duarte Sousa Coutinho e mais recentemente, Anthony Douglas; sem conseguir trazer a taça, José Maria Castelo Branco junta-se a Soares Franco e a Rodrigo Trocado neste amargo resultado.

LAMBEX | Oh Captain, My Captain!

No caso dos Lambex, a honra de vitória coube apenas a 2 nomes: Nuno Vargas (1) e Nuno Simão Gonçalves (2). Aliás, este último é o único Capitão com mais de 1 participação e invicto na história desta competição.