Grupo PATE | 24fev2025 | Pestana Beloura | Rodrigo Trocado vs Paulo Lopes: 3&1

Jerry Pate | 1976 U.S. Open Champion

Besides his win, Pate had seven top-five finishes in majors, including two runner-ups. His career was basically over by 30, but not before he won 8 times on the PGA Tour. One of those victories was the Tournament Players Championship. Pate is a great example of a person who could have been so much more. Unfortunately, shoulder problems derailed him. He won his U.S. Open at the age of 23, one year after he took low amateur. Impressive. bleacherreport.com

Ainda não eram 8 da matina e já dois bravos tigres – Rodrigo Trocado e Paulo Lopes – rasgavam o bem tratado fairway do primeiro buraco do campo da Quinta da Beloura no passado dia 24 de fevereiro, ávidos para arrancar com a edição da Taça do Clube deste ano.

A contenda previa-se muito renhida pelo diferença mínima de pancadas entre ambos, com Lopes a ter que ceder essa pancada a um Trocado muito inspirado ultimamente.

Trocado arranca melhor com um bom Par em Up & Down, mas Lopes não perde tempo e arranca o primeiro de 3 Birdies após um espetacular shot de aproximação que ficou “ao pau”. Seguiram-se 3 buracos empatados, mas onde Lopes deveria ter aproveitado para castigar o desacerto (pouco habitual) do seu adversário nos buracos 4 e 5. Terá estado aqui a chave do match?

Nos 3 buracos seguintes Trocado não cometeu o mesmo erro e com Par, Bogey (com ponto) e Par leva o match para 3 Up a seu favor, e coloca pressão em Lopes que começa a ficar desorientado.


Mas o “engenheiro” não é jogador de atirar a toalha o chão, e empenha-se para se manter no match e consegue mesmo reduzir a desvantagem para apenas 1 buraco após brilhantes birdies no 13 e 14.

Aproximavam-se os derradeiros buracos, e nenhum jogador queria dar parte fraca. O buraco 15, mal jogado por ambos, acaba por resultar em empate com duplo Bogey (nota importante para um grande putt de Trocado que lhe permite manter na frente do match). Parecia que ninguém queria ganhar.

No entanto, no buraco 16 Lopes tem um Drive infeliz que lhe faz perder o buraco e deixa o match dormie após Bogey tranquilo de Trocado. A pressão aperta e no buraco 17 Trocado sela o match com um bom Par a partir do bunker, fechando o resultado em 3&1.

Um match muito emotivo num dia perfeito para a prática da modalidade. Nem sempre bem jogado, mas com os seus momentos altos e que cai para aquele que melhor aproveitou os erros do adversário. Uma clássica disputa em matchplay, que culmina sobretudo com uma excelente partida e um excelente convívio tigresco.

Parabéns aos 2, pela iniciativa de abrir “o marcador” nesta edição, e ao Rodrigo Trocado pelo primeiro ponto que lhe será muito importante para garantir a passagem à fase seguinte.