Sem grandes demoras após a sua vitória nos 1/4 de final sobre Helder Machado, Caetano Costa Macedo avançou para o match com Gonçalo Sequeira Braga para apurar o primeiro finalista desta competição. O match disputou-se hoje, 27 de dezembro, no sempre fantástico campo da Aroeira Challenge.

Num dia que mais parecia o dia em que D. Sebastião desapareceu para não mais voltar, os dois semi-finalistas iniciaram ainda assim o seu match sem medo de avançar pela neblina dentro.

Costa Macedo aproveita o arranque “lento” de Sequeira Braga, que teimava em encontrar o seu melhor swing, e toma a liderança do match nos 2 primeiros buracos. No entanto, Sequeira Braga agarra-se ao jogo e consegue parar a “hemorragia” a tempo, no 3º buraco, ganhando o buraco com um sand save para Par e reduzindo a vantagem. Costa Macedo retoma novamente a vantagem no buraco seguinte, o buraco 4, Par 5, aproveitando a pancada de abono para voltar a liderar por 2 pancadas e tentar mandar Sequeira Braga abaixo logo cedo. Mas este vai ao “baú” e ganha os 3 buracos seguintes com Birdie-Birdie-Par e conseguindo dar a volta por completo ao match terminando os primeiros 9 buracos com a vantagem do seu lado pela mesma diferença que estava a perder – 2 Up.

Neste momento da volta, Sequeira Braga fica por cima e no final do 11º buraco eleva a vantagem para 3 Up. Mas quando este pensava ter o match na mão, Costa Macedo aproveita um pequeno deslize no 12 – Par 3, para iniciar uma nova reviravolta, e sem tréguas, ganha também ele 3 buracos de seguida para recolocar o match em All Square com 4 buracos para terminar e com o trunfo de ter pancada de abono no 17 sobre o seu adversário.

O buraco 15 foi um autêntico ataque à bandeira por parte dos dois jogadores para tentarem desnivelar o match para o seu lado, mas sem sucesso de qualquer um.

No 16, Costa Macedo aproveita o azar do seu adversário no approach ao green e leva o buraco de vencida e passa para a liderança com 1 Up. Mas quando tudo parecia encaminhar-se para uma vitória de Costa Macedo, que tinha pancada de abono no 17, eis que Sequeira Braga “saca da cartola” um par save com um putt de 3 metros aproveitando o deslize de Costa Macedo na aproximação ao green que o deixou a puttar para empatar mas sem sucesso.

A partida seguiu então para o derradeiro buraco, um Par 5 comprido e com bastante água em jogo. Com os tee’s um pouco mais à frente que o habitual, Sequeira Braga arrisca o seu Drive na saída e o risco compensa com um “Tiger Drive” que o deixa com apenas 167 metros até a bandeira. Costa Macedo sem distância e mais conservador joga (e bem) o buraco “in regulation”. Sequeira Braga arrisca novamente e num shot fantástico coloca a bola a pouco mais de 4 metros da bandeira, com hipótese para eagle. O eagle não entrou mas o birdie foi suficiente após Costa Macedo falhar o seu birdie.

Um match espetacular, que nunca esteve perdido nem nunca esteve verdadeiramente ganho se não no último putt.

Jogou-se muito bom golfe, como atestam os 4 birdies apresentados por ambos os jogadores.

Sequeira Braga segue assim para a grande final com esta vitória por 1 Up, que lhe poderá permitir alcançar Tomás Moreno no total de conquistas nesta competição.

#Temostaça